sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Com a palavra: a Nutricionista.

Boa tarde pessoal,

Já a algum tempo os atletas do Centro de Treinamento da UFV contam com atendimento nutricional por uma profisional da área da Nutrição Esportiva. Essa intervenção tem sido fundamental para as conquistas as quais os atletas se propõem a alcançar.

Nas linhas abaixo vocês podem acompanhar um pouco do que a Letícia, nossa nutricionista, tem a dizer a respeito deste assunto tão importante.


Blog LPOlímpico: Qual a importância do atendimento nutricional para atletas de Levantamento de Peso?
Letícia Gonçalves Pereira: Uma nutrição adequada é capaz de melhorar o rendimento dos atletas nos treinamentos e competições. Para que se evitem os erros alimentares comumente praticados e esta nutrição possa trazer seus reais benefícios, ela deve ser orientada por um profissional capacitado, que é o nutricionista. No atendimento nutricional será elaborado um plano alimentar individualizado, adequado às necessidades de cada atleta. 

BLPO: Como está sendo a sua experiência no atendimento de atletas de Levantamento de Peso?
Letícia: Mesmo estando no início, já posso dizer que a experiência tem sido ótima. Trata-se de uma área de trabalho da qual gosto muito. Os atletas estão respondendo muito bem às recomendações e tem conseguido atingir seus objetivos, o que torna a experiência ainda mais gratificante.

BLPO: Qual foi sua maior dificuldade, em relação à especificidade do atendimento para atletas dessa modalidade?
Letícia: Atender atletas de qualquer modalidade é sempre diferente do atendimento às pessoas “normais”. Além da preocupação em prescrever a dieta para que o atleta pratique uma alimentação saudável, o grande foco da nutrição esportiva também é melhorar o desempenho nos treinamentos, e consequentemente nas competições, e acelerar a recuperação após o treino. Sempre procuro adaptar a dieta aos hábitos alimentares de cada um e ao ritmo de vida, que normalmente é bastante agitado.

BLPO: Quais os erros mais comuns que cometem os "pesistas" do Centro de Treinamento UFV - CBLP?
Letícia: O que pude observar até agora é que a distribuição das refeições ao longo do dia está inadequada. Muitos atletas fracionam pouco as refeições, o que dificulta a perda ou o ganho de peso, além de não preocuparem em se alimentar após o treino, prejudicando a recuperação. O consumo de biscoitos, principalmente os recheados, é bastante alto. Este tipo de biscoito é rico em gorduras e calorias, e contém poucas vitaminas e minerais, o que indica que seu consumo deve ser reduzido. Por outro lado, o consumo de frutas e de leite e derivados, como queijo e iogurte, está abaixo do recomendado, o que faz com que a ingestão de vitaminas e minerais, especialmente o cálcio, esteja deficiente. O cálcio é um mineral que faz parte da constituição de ossos e dentes e participa da contração dos músculos e do coração. Todas as pessoas, especialmente atletas, devem estar atentas para sua ingestão na quantidade adequada.

BLPO: Quais as principais diferenças entre a alimentação para o treino e para a competição no Levantamento de Peso?
Letícia: Os treinos são longos e mais exaustivos do que a competição, por isso no período de treinamento deve-se dar uma atenção especial à nutrição adequada, especialmente nos períodos antes e após o treino, para melhorar a qualidade deste. Nos dias de competição, a alimentação deve ser semelhante àquela praticada durante o período de treinamento, devendo-se ter cuidado à refeição antes da competição, que deve ser composta de alimentos leves e de rápida digestão, como frutas, sucos, pão branco e biscoitos.

BLPO: Quais seriam suas recomendações gerais, no âmbito da nutrição, para os atletas que vão disputar o campeonato Brasileiro e Sul-Americano em Outubro?
Letícia: Para a competição, faço uma recomendação muito importante, que todos os atletas devem ter em mente: não adote nenhuma estratégia alimentar que você não tenha praticado no período de treinamento. Ou seja, não coma em excesso, para não sentir desconforto estomacal, e também não fique sem se alimentar, pois isto pode levar a fraqueza e comprometer o desempenho no momento da competição. O momento de perda ou ganho de peso não é nos dias de competição e sim no período de treinamento. Para aqueles que precisam adequar seu peso à categoria, recomendo procurarem atendimento nutricional. Desta forma, é possível elaborar um plano alimentar saudável e adequado às necessidades de cada um, e atingir o peso ideal sem comprometer o rendimento.

Letícia Gonçalves Pereira é Nutricionista pela Universidade Federal de Viçosa; Especialista em Aspectos Biodinâmicos do Movimento Humano pela Universidade Federal de Juiz de Fora; e Mestranda em Ciências da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa.

Um comentário:

  1. Muito bom! Lembrando sempre que o bom rendimento advém de muitos fatores e a Nutrição é um destes.

    ResponderExcluir