terça-feira, 6 de outubro de 2009

Alta Intensidade X Intensidade Moderada e evolução do desempenho no LPO

Boa tarde pessoal,

Conforme venho repetindo, é um grande desafio manter este espaço sempre atualizado. Para isso, conto com a colaboração dos acadêmicos do Grupo de Estudos em Levantamento de Peso Olímpico, do Departamento de Educação Física.

Acredito que a pesquisa científica e o conhecimento embasado são uma mola propulsora para o desenvolvimento de modalidades esportivas. A ginástica artística, o judô e o voleibol "pensaram" da mesma maneira, a pouco mais de uma década atrás. Coincidência ou não, as modalidades tiveram grande evolução em termos de medalhas e qualidade de treinamento. Obviamente, a produção científica não fez todo este trabalho sozinha, mas teve sua parcela de contribuição.

Na última quarta-feira, Felipe Belfort e Willian Amorim, estudantes de Educação Física, apresentaram um trabalho relativo a um artigo obtido no Journal of Strength and Conditioning Research. Os dois estão nos devendo a resenha deste artigo e, assim que pagarem esta dívida, estarei postando a mesma no LPOLIMPICO.

Os dados do artigo são:
  • González-Badillo JJ, Izquierdo M, Gorostiaga EM. Moderate volume of high relative training intensity produces greater strength gains compared with low and high volumes in competitive weightlifters. J Strength Cond Res. 2006 Feb;20(1):73-81.

Este artigo, definitivamente, vale a leitura dos que se interessam pelo Treinamento Esportivo e Levantamento de Peso. Acesse-o através do portal dos Periódicos CAPES.
Veja AQUI a apresentação em Power Point feita pelos estudantes, para este artigo.

Em tempo, aproveito para convidar todos os interessados a participar de nosso Grupo de Estudos em Levantamento de Pesos. Temos reuniões quinzenais às 18:15hrs no Departamento de Educação Física. Amanhã estaremos todos lá.

Um grande abraço,

Nenhum comentário:

Postar um comentário