terça-feira, 27 de outubro de 2009

Matéria na Rádio Universitária

Boa noite pessoal,


Hoje, às 18:00 hrs, tivemos uma matéria na Rádio Universitária 100,7 FM de Viçosa, com o atleta Luis Eduardo Santana. Ele foi chamado para falar da experiência no Campeonato Sul Americano e Campeonato Brasileiro de Levantamento de Peso e suas perspectivas para o futuro. Você pode fazer o download completo da matéria aqui.


Todos os atletas que participaram destas competições são, de alguma forma, vencedores. Alguns voltaram envergando mais medalhas, outros menos e outros com o gosto de que poderiam ter feito melhor, mas, afinal de contas, é disso que é feito o esporte. Da superação e do desejo de fazer sempre mais.

Ficam aqui os meus parabéns ao nosso "Príncipe", pela bela fala (editada) na rádio.

Um grande abraço,

Pedro Meloni

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Resultado dos Campeonatos Sul Americano e Brasileiro


Olá pessoal,

Conforme havia dito, esse post segue com os resultados dos Campeonatos Brasileiro Adulto, Campeonato Sul Americano Absoluto e Campeonato Sul Americano Sub 23 de Levantamento de Peso.

Na competição internacional, a falta de equipes tradicionais, como Colômbia e Venezuela, foi sentida no nível técnico da competição. Vocês podem conferir todos os resultados clicando aqui e realizando o download do arquivo.



Um abraço a todos,

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Resultado dos Campeonatos Sul Americano e Brasileiro

Olá Pessoal,

Entre os dias 12 e 16 de outubro participamos do Campeonato Brasileiro Adulto e Campeonato Sul Americano Absoluto de Levantamento de Peso. A equipe da UFV conseguiu alguns bons resultados, sagrando-se CAMPEÃ BRASILEIRA - MASCULINO - entre os clubes. Além disso, obtivemos um 3o lugar no FEMININO.


Foto da delegação de Viçosa após a premiação

Do Campeonato Sul Americano também trouxemos boas novas. No total, participaram 4 atletas da UFV. Foram eles: Luis Eduardo Santana (cat. 56kg), Welisson Rosa da Silva (cat. 69kg), Alexandre Gomes da Costa (cat. 77kg) e Julio Cesar Santiago (cat. 94kg), todos integrando a SELEÇÃO BRASILEIRA. A participação de todos foi importante, mesmo não sendo impecável. Trouxemos para a UFV uma medalha de ouro, duas de prata e seis de bronze, nesta competição.

De modo geral, a equipe não teve resultados excelentes, e todos temos isso claro em mente. Alguns outros ajustes se fazem necessários e o momento é de descansar e mudar o foco para o ano de 2010. O calendário de treinos está sendo desenvolvido e, de antemão, os atletas voltam às atividades na próxima semana. Dentre os adultos, o centro das nossas atenções são os Jogos Sul Americanos de Medellin, aonde esperamos, novamente, nos superar.

Forte abraço a todos e até a próxima,

Pedro Meloni

P.S.: Amanhã posto os resultados completos dos campeonatos.

domingo, 11 de outubro de 2009

É chegada a hora!

Boa noite a todos,

Peço licença aos leitores para direcionar minha fala aos atletas do CT da UFV.

Acabo de retornar do Velódromo Municipal do Rio de Janeiro, aonde ocorrerá o Campeonato Sul Americano Absoluto e Sub-23 e o Campeonato Brasileiro Adulto de Levantamento de Peso. Hoje tivemos um "evento teste" quando acertamos todos os últimos detalhes. A estrutura montada é de primeiríssimo nível. Por isso, espero de todos vocês, uma apresentação em igual escala.

Isso não quer dizer que vocês, atletas, devem estão obrigados a conquistarem, todos, os primeiros lugares. A única coisa que todo o grupo espera de vocês é que DEIXEM AQUI O SEU MELHOR. Façam o melhor que forem capazes, mesmo que isso não signifique um primeiro lugar. Mostrem toda sua persistência e sua vontade de SE superar.

Isso mesmo. Superar a si mesmo. Não se preocupem em derrotar um indivíduo ou outro, mas a si mesmo. Façam aqui o que nunca fizeram, vençam-se a cada momento.

É assim que todos esperamos receber vocês de volta no nosso Centro de Treinamento. De minha parte, os espero aqui, no local da competição. Amanhã!



Um grande abraço aos amigos!

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Alta Intensidade X Intensidade Moderada e evolução do desempenho no LPO

Boa tarde pessoal,

Conforme venho repetindo, é um grande desafio manter este espaço sempre atualizado. Para isso, conto com a colaboração dos acadêmicos do Grupo de Estudos em Levantamento de Peso Olímpico, do Departamento de Educação Física.

Acredito que a pesquisa científica e o conhecimento embasado são uma mola propulsora para o desenvolvimento de modalidades esportivas. A ginástica artística, o judô e o voleibol "pensaram" da mesma maneira, a pouco mais de uma década atrás. Coincidência ou não, as modalidades tiveram grande evolução em termos de medalhas e qualidade de treinamento. Obviamente, a produção científica não fez todo este trabalho sozinha, mas teve sua parcela de contribuição.

Na última quarta-feira, Felipe Belfort e Willian Amorim, estudantes de Educação Física, apresentaram um trabalho relativo a um artigo obtido no Journal of Strength and Conditioning Research. Os dois estão nos devendo a resenha deste artigo e, assim que pagarem esta dívida, estarei postando a mesma no LPOLIMPICO.

Os dados do artigo são:
  • González-Badillo JJ, Izquierdo M, Gorostiaga EM. Moderate volume of high relative training intensity produces greater strength gains compared with low and high volumes in competitive weightlifters. J Strength Cond Res. 2006 Feb;20(1):73-81.

Este artigo, definitivamente, vale a leitura dos que se interessam pelo Treinamento Esportivo e Levantamento de Peso. Acesse-o através do portal dos Periódicos CAPES.
Veja AQUI a apresentação em Power Point feita pelos estudantes, para este artigo.

Em tempo, aproveito para convidar todos os interessados a participar de nosso Grupo de Estudos em Levantamento de Pesos. Temos reuniões quinzenais às 18:15hrs no Departamento de Educação Física. Amanhã estaremos todos lá.

Um grande abraço,